AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

AGMP apresenta minuta para ação do auxílio-moradia

11/12/2014

AGMP apresenta minuta para ação do auxílio-moradia

O presidente da AGMP e coordenador da Comissão Nacional de Prerrogativas apresentou na Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), nesta terça-feira, 9 de dezembro, em Brasília, minuta de petição para propositura de ação judicial nos Estados para o pagamento de auxílio-moradia aos aposentados e aos membros casados do Ministério Público.

A fundamentação para propositura foi da paridade entre ativos e aposentados, bem como do caráter geral do auxílio-moradia. Benedito Torres Neto sustentou a necessidade de busca  da Justiça local nos Estados, pois já existe no Supremo Tribunal Federal (STF) pedido formulado pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) relativo aos aposentados, que pode ser estendido aos membros do MP.

A ação a ser proposta será um mandado de segurança coletivo, com ampla legitimidade das associações para propô-la. O plenário, à unanimidade, concordou com os fundamentos da peça articulada, ficando para cada presidente de associação resolver as pendências regionais por acaso existentes.

O outro pedido refere-se aos casais, que também fazem juz ao Auxílio-Moradia que não lhes foi concedido. Ao exemplo do que ocorreu em relação aos aposentados, a petição sustenta que a exclusão do membro, quando seu cônjuge ou companheiro ocupe imóvel funcional ou perceba auxílio-moradia na mesma localidade, extrapola o que foi definido pelo ministro Luiz Fux, do STF, na Ação Originária n° 1773, impondo aos membros do Ministério Público uma restrição indevida.

Em Goiás, a ação deverá ser proposta perante o Tribunal de Justiça ainda nesta semana.

 


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br