AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

AGMP manifesta apoio à Promotora de Justiça de Cavalcante

23/04/2015

A Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) manifesta publicamente seu apoio à Promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Siqueira Pinto, que atua há mais de 18 anos na Comarca de Cavalcante, cujo trabalho sério em prol da comunidade calunga tem sido amplamente reconhecido pela sociedade e pelo Ministério Público.

Basta mencionar o Projeto "Bem Educar Cavalcante", premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no ano de 2014, na categoria Transformação Social, iniciativa da Promotora Úrsula que promoveu a mobilização da comunidade calunga do Vão das Almas e do Poder Público, culminando na construção da primeira escola estadual em alvenaria da região, dotada da estrutura necessária para receber mais de 50 alunos. Portanto, as insinuações que vem sendo divulgadas, imputando a prática de favorecimento e leniência por parte da Promotora Úrsula, diante de casos de violência sexual cometidos contra crianças e adolescentes da comunidade calunga, não condizem com a sua história de dedicação e trabalho e são veementemente repudiadas pela AGMP.

Desde o início dessas ilações, a Promotora Úrsula vem recebendo acompanhamento efetivo da Associação, que lhe disponibilizou a sua estrutura para os encaminhamentos necessários, inclusive judiciais. O presidente da AGMP, Benedito Torres Neto, está em constante contato com a colega, prestando-lhe solidariedade e o suporte para que a verdade dos fatos seja restabelecida. O assunto foi também levado à Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), por meio de sua presidente, Norma Angélica Cavalcanti, e a entidade vem oferecendo à Promotora todo o seu apoio.

Em audiência pública realizada na cidade de Cavalcante, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, nessa segunda-feira, foram ressaltados o empenho e a isenção da valorosa Promotora de Justiça durante todos esses anos de atuação na região, que é uma das mais carentes e isoladas do Estado. Nesses últimos dezoito anos, houve períodos em que as comunidades locais foram afetadas pela falta de juízes e de delegado de polícia titulares, Instituto Médico-Legal e etc. O Ministério Público, no entanto, sempre esteve presente e atuante em Cavalcante, pelo trabalho incansável da eminente Promotora Úrsula Catarina Fernandes Siqueira Pinto.

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br