AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

CONAMP participa de reunião do CNPG

17/09/2014

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) realizou nesta terça-feira, 16, em Brasília, a primeira reunião ordinária da entidade sob a gestão do novo presidente, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga. A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti; o 1º vice-presidente e o tesoureiro da entidade, Nedens Ulisses e Marcelo Oliveira, participaram da reunião.

Na oportunidade, discutiu-se a portaria da PGR/MPF nº 499 de 21 de agosto de 2014 que dispõem sobre procedimento preparatório eleitoral. Após o debate, os procuradores-gerais de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Vieira, e de São Paulo, Márcio Elias da Rosa, se apresentaram para fazer novo estudo do tema e reapresentá-lo para deliberação na próxima reunião do CNPG.

As dificuldades no enfrentamento aos ataques comedidos contra instituições financeiras, principalmente através do arrombamento a postos bancários e caixas eletrônicos, também foi pauta da reunião do CNPG.  O tema foi proposto pelo conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Cláudio Henrique Portela do Rego, que trouxe o delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Fernando Costa, chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos, para uma explanação sobre o problema.

De acordo com o delegado, a falta de uma ação articulada com abrangência nacional é um dos fatores que dificulta o combate aos ataques a instituições financeiras, que tem como efeito direto a capitalização de organizações criminosas. “[Há a] necessidade de dar tratamento diferenciado a esse tipo de crime que vem ampliando sua área de abrangência ao incluir pequenos municípios como área de atuação dos criminosos”, disse o Fernando.

Homenagem
O presidente do CNPG fez uma homenagem a sua antecessora, a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido, pelo trabalho desenvolvido à frente do Conselho. Na ocasião, Eduardo Veiga presenteou Eunice com o “Lenço Farroupilha”. Da mesma forma, a ex-presidente do CNPG homenageou seus vice-presidentes com uma placa que destaca a importância do trabalho prestado durante a última gestão. (Fonte: CONAMP)

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br