AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Mulheres assumem comando dos principais tribunais superiores no Brasil

15/08/2018

Com a posse da ministra Rosa Weber, nesta terça-feira (14), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres passam a comandar, pela primeira vez na história, os principais tribunais superiores do País. Além do TSE, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) são presididos pelas ministras Cármen Lúcia e Laurita Vaz, respectivamente. Esta será também a primeira vez que uma mulher irá comandar o TSE durante um período eleitoral. 

Os outros dois tribunais superiores são presididos por homens: o Tribunal Superior do Trabalho (TST) é comandando pelo ministro João Batista Brito Pereira e o Superior Tribunal Militar (STM), pelo ministro José Coêlho Ferreira.

Além dos tribunais, as mulheres também ocupam o comando de outros órgãos que atuam diretamente no Poder Judiciário: Raquel Dodge é a atual procuradora-geral da República, e Grace Mendonça, ministra da Advocacia-Geral da União (AGU).

O feito, porém, será interrompido no próximo dia 13 de setembro, quando o ministro Dias Toffoli assumirá a presidência do STF no lugar de Carmen Lúcia. Toffoli foi escolhido pelos colegas para presidir o STF e comandará o Corte nos próximos dois anos.

Fonte: G1

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br