AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Posse dos novos promotores marca aniversário da AGMP

11/08/2014

Posse dos novos promotores marca aniversário da AGMP

A posse dos 15 novos promotores de Justiça substitutos, aprovados no último concurso público, marcou as comemorações pelo aniversário de 47 anos da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP). A posse foi realizada em sessão solene do Conselho Superior do Ministério Público de Goiás (CSMP), no final da tarde de sexta-feira, 8 de agosto. Depois, um coquetel no salão de festas da AGMP completou as comemorações.


O presidente da AGMP, Benedito Torres Neto, deu as boas-vindas aos novos membros do Ministério Público. Em seu discurso durante a posse, ele fez uma viagem no tempo para 24 anos atrás, quando, em 13 de agosto de 1990, tomou posse como promotor de Justiça, cheio de ansiedade diante do novo desafio. Era um momento emblemático para a instituição, não só pela redemocratização do País, depois da ditadura militar, mas pelo novo papel que o Ministério Público passou a desempenhar depois da promulgação da Constituição Federal, em 1988.
“Era preciso ser desbravador de uma nova ordem constitucional, de uma nova exigência social que foi fruto de muito luta contra o regime de exceção”, ponderou o presidente da AGMP. Ele se lembrou do colega Sulivan Silvestre, morto em um acidente aérea, que atuava na área do meio ambiente e, sem leis infraconsticionais, invocou a Constituição Federal para salvar o Rio Vermelho, na cidade de Goiás, da sanha dos garimpeiros.


Essa retomada, feita por quem conhece de perto a história do MP goiano, explicou Benedito, foi feita para dizer aos novos colegas que o Ministério Público se fortaleceu com o apoio da sociedade. “Vencemos a PEC 37, quando queriam subtrair do Ministério Público o direito de investigar. E só obtivemos vitória em razão do apoio da sociedade”, disse, lembrando que houve grande mobilização popular para evitar que fosse concretizada a chamada “lei da mordaça”. O presidente da AGMP lembrou que há uma reciprocidade. “Se o Ministério Público defende a sociedade, a sociedade nos defende, é uma via de mão dupla”.


O procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, falou sobre a responsabilidade dos novos membros do Ministério Público, de combater a iniquidade e lutar por justiça. Ele fez ainda uma exortação especial sobre a conduta dos novos integrantes da instituição. “Lembrem-se sempre que a assinatura de seus nomes, em cima das palavras ‘promotor de Justiça’, terá uma força e uma importância significativas. Portanto, há de se ter muita responsabilidade para fazer uso dela”, ressaltou. “É necessário não esquecer que a independência, a altivez e a determinação no agir não são atributos antagônicos à prudência, à humildade e à gentileza no trato”.

“Luta e glória”
O promotor de Justiça Huber Pereira Cavalheiro, escolhido orador da turma, falou sobre a importância da carreira. “Trabalhemos para sermos dignos do Ministério Público. Trabalhemos para que o homem não tenha receio de procurar a Justiça. Saibamos honrar esta instituição, dignificando sua história de luta e glória”, propôs. “A Constituição nos confere poder de interferir positivamente na vida da sociedade e das pessoas e cujo compromisso inaugural é o da promoção da Justiça, mas sempre sob o primado da dignidade da pessoa humana”, destacou.
O juramento foi feito pelo promotor de Justiça Marcelo Machado de Carvalho Miranda.


Fotos do evento aqui


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br