AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

AGMP promove debate com candidatos a Procuradoria-Geral de Justiça

26/01/2023

AGMP promove debate com candidatos a Procuradoria-Geral de Justiça

A Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) promove, neste sábado, 28, um debate com candidatos a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). O debate está marcado para iniciar às 9 horas, no auditório da AGMP, e também terá transmissão ao vivo, exclusivo para associados e associadas. A transmissão poderá ser acessada via Intranet da AGMP, através de um LINK que será disponibilizado no dia.




A eleição para procurador-geral de Justiça está marcada para o dia 03 de fevereiro, no edifício sede do Ministério Público, e três candidatos estão na disputa. A eleição visa a formação de uma lista tríplice com os candidatos mais votados. A relação será encaminhada ao governador Ronaldo Caiado, a quem cabe a nomeação do novo chefe de gabinete.



O debate na AGMP será mediado pelo presidente da associação, Benedito Torres Neto. No evento, três associados comporão uma mesa diretora do debate que decidirá, por maioria, qualquer questão levantada por algum dos candidatos durante os debates, precipuamente, eventual questão que não esteja prevista no regulamento. 



Cinco blocos



O debate será dividido em cinco blocos. Na primeira parte, cada candidato terá inicialmente três minutos para apresentação e considerações iniciais. Após, cada candidato terá mais três minutos para apresentação dos principais pontos das suas plataformas de campanha. A ordem das falas será definida por sorteio. 



Na segunda parte do debate, todos os candidatos responderão a quatro perguntas formuladas e aprovadas pela diretoria da AGMP que serão lidas pela mediação do evento. O candidato terá quatro minutos para responder a cada pergunta formulada. A ordem de resposta dos candidatos, também, será definida por sorteio; sendo que na pergunta subsequente a ordem para a resposta será a inversa da anterior a fim de se garantir a isonomia. 



A terceira parte do debate será de perguntas entre os candidatos, cada candidato terá direito a formular quatro perguntas ao candidato presente no debate. Serão disponibilizados aos candidatos 30 segundos para efetuar a pergunta, que deverá ser respondida em até três minutos. Após, haverá a possibilidade de réplica por quem fez a pergunta por até um minuto. Não haverá direito a tréplica. A ordem de pergunta dos candidatos será definida por sorteio; sendo que na pergunta subsequente a ordem para a resposta será a inversa da anterior a fim de se garantir a isonomia. 



A quarta parte do debate contará com perguntas da plateia. Os associados da AGMP presentes no evento poderão encaminhar perguntas escritas à mediação que, após um juízo de admissibilidade, sorteará cinco perguntas para serem respondidas pelos candidatos presentes, no tempo máximo de três minutos. Não serão permitidas perguntas apócrifas, com citação de nome(s) de candidato(s); ofensivas ou formuladas em formulário diverso do distribuído no ato pela mesa diretora do evento. A ordem de resposta dos candidatos será definida por sorteio; sendo que na pergunta subsequente a ordem para a resposta será a inversa da anterior a fim de se garantir a isonomia. 



Na quinta parte do evento, em seu momento final, cada candidato disporá de cinco minutos para considerações finais. A ordem de fala será definida por sorteio. Caso só compareça um candidato ao evento, o tempo destinado ao outro debatedor, em cada parte do debate, será acrescido àquele que estiver presente. Haverá a supressão da terceira parte do debate que consiste nas perguntas entre os candidatos, mas caso o candidato presente queira que conste as quatro perguntas que seriam formuladas, poderão fazê-lo no tempo de três minutos.



Para mais informações sobre o debate, acesse o regulamento .


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br