AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Associado lança livro sobre Direito Penal e Loucura nesta quarta-feira, dia 21

19/08/2019

Associado lança livro sobre Direito Penal e Loucura nesta quarta-feira, dia 21

O promotor de Justiça Haroldo Caetano, do Ministério Público do Estado de Goiás, lança nesta quarta-feira, dia 21, o livro "Loucos por Liberdade – Direito Penal e Loucura". O evento será na livraria Palavrear (Rua 240, n. 338, St. Leste Universitário), às 18h30. 

A obra é produto da história que integra a experiência do Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (Paili) e a pesquisa acadêmica strictu sensu (doutorado) realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), cuja tese, sob o título original "Loucura e direito penal: pistas para a extinção dos manicômios judiciários", foi aprovada pela banca examinadora e recomendada à publicação, agora materializada em livro.

O autor, doutor em Psicologia pela UFF e mestre em Ciências Penais pela UFG, foi vencedor do VI Prêmio Innovare, com o Programa Paili, considerada prática bem-sucedida na categoria Ministério Público. O promotor Haroldo Caetano foi um dos idealizadores do Programa.

A publicação traz "a loucura em suas relações com o Direito penal", "as medidas de segurança em face da Constituição", da Lei Antimanicomial e das políticas de atenção à saúde mental no Brasil", como assuntos que se atravessam.

A proposta do livro é indicar os fundamentos de fato, o marco jurídico e a integração de saberes que, juntos com a experiência empírica do Paili, têm a pretensão de orientar a atuação do sistema de justiça quando em face do crime do louco. A obra apresenta seis capítulos (Medidas de Segurança; Periculosidade; Manicômio Judiciário; Loucura e Direito Penal; Psicopatas; Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator 



Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br