Benedito Torres Neto é empossado presidente da AGMP

02/02/2022

Benedito Torres Neto é empossado presidente da AGMP

Ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado de Goiás, Benedito Torres Neto foi empossado presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (1º/2), no auditório da entidade. O evento também nomeou o vice-presidente, o Promotor de Justiça Leandro Murata, e outros 13 membros da Diretoria e do Conselho Fiscal.

Atualmente no cargo de coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Benedito Torres Neto preside a Associação pela quinta vez. Ele foi eleito pela chapa AGMP Viva em dezembro de 2021, com 97,07% dos votos, para o biênio 2022/2024.

Em seu discurso, Benedito Torres Neto destacou o momento turbulento vivido pelo Ministério Público, tanto no âmbito estadual quanto nacional, e os desafios que a nova diretoria irá enfrentar a partir de agora. 'Foram muitas as reclamações e sugestões, colhidas nos contatos que mantivemos com os nossos colegas durante a campanha. Temos muito trabalho pela frente e metas imensas a cumprir'.

O presidente também aproveitou a solenidade para revelar qual será a característica do mandato. 'Vou administrar com os colegas, de portas abertas para podermos conversar e trocar ideias, buscando soluções para os problemas que estejam a afetar o bom desempenho dos membros do Ministério Público no exercício atividade-fim. Colegas, contem com essa diretoria. Vamos solucionar essas situações da melhor maneira possível'.

Por fim, Benedito Torres Neto agradeceu ao apoio dos Procuradores e Promotores associados e reafirmou o dever da AGMP de 'buscar o entendimento e o bom relacionamento com todos os poderes constituídos'. 'Não nos afastaremos dessa premissa, sempre preservando os relacionamentos e fazendo com que a associação trabalhe em favor de todos os associados, sem pensar em qualquer projeto pessoal', concluiu.

No início da cerimônia, o ex-Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, enviou uma mensagem de vídeo e felicitou Benedito Torres Neto pelo cargo assumido na AGMP. 'Tenho certeza que desempenhará com idoneidade e dedicação. Estendo também as minhas felicitações a todos os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, que com certeza, como o senhor, realizarão um excelente trabalho, com responsabilidade e sabedoria no importante serviço para o qual foram chamados junto ao Ministério Público, e consequentemente ao povo de Goiás'.

O ex-presidente da AGMP, o Promotor de Justiça José Carlos Miranda Nery Júnior, começou o seu discurso homenageando a ex-presidente da Associação durante os anos de 1992 a 1994, a Dra. Nilma Naves, que faleceu em decorrência da Covid-19. Após os agradecimentos, Nery se colocou a disposição para ajudar Benedito Torres Neto, o desejando uma gestão próspera e virtuosa.

Representando o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), A Procuradora-Geral do MP-RR, Janaína Carneiro Costa, destacou a representação feminina da nova Diretoria e afirmou que a AGMP, apesar dos percalços, não caminhará sozinha.

O Corregedor Nacional do MP, Marcelo Weitzel, ressaltou o retorno de Benedito Torres Neto à presidência da Associação em um momento importante para o Ministério Público “de transformações, de expectativas de mudanças, de períodos eleitorais”. “O Ministério Público precisa de pessoas como você na representatividade da classe. Com a sua experiencia, com a sua bagagem, com a sua formação, com a visão de quem já passou pelos mais diversos cargos na administração e na atividade associativa”.

O Presidente da Associação Nacional dos Membros do MP  (CONAMP), Manoel Victor Murrieta, se disse 'muito confortável e tranquilo' em receber o presidente Benedito Torres Neto no Conselho Deliberativo da CONAMP.  “Os desafios que tinham 2 metros, com a sua presença, terão 50 cm. As falas e os nossos debates, com a sua presença, serão muito mais ricos diante da sua experiência”.

Em sua fala, o Procurador Geral de Justiça do Estado de Goiás, Aylton Flávio Vechi, ressaltou a disposição e carisma de Benedito Torres Neto pelo quinto mandato na Associação. Vechi também destacou o momento difícil vivido pelo Ministério Público e a importância do presidente para combatê-los.

'Estão tentando retirar todos os instrumentos do combate ao crime organizado, de combate à corrupção, fazendo tudo para que o Ministério Público atue dentro dos processos que não geram uma chegada no colarinho branco. Precisamos reagir. E, em um momento como esse, vale a experiência, porque você tem um visão ampla dos problemas que nos envolve. Romper esses problemas depende de experiência, que é algo que você tem de sobra'.

Em razão do avanço da Covid-19, a solenidade foi realizada com público reduzido, sendo transmitida por videoconferência e pelo canal do YouTube da AGMP.

Confira como ficou o quadro da Diretoria e do Conselho Fiscal da AGMP:

Diretoria

Presidente: Benedito Torres Neto

Vice-presidente: Leandro Koiti Murata

Secretária-geral: Camila Silva de Souza

Diretor-financeiro: Bruno Barra Gomes

Diretora Sociocultural: Carla Fleury de Souza

Diretor de Espaço e Lazer: Antônio de Pádua Freitas Júnior

Diretora de Integração: Marlene Alves de Carvalho e Vieira

Diretor de Comunicação: Carlos Alberto Fonseca

Diretora de Assuntos Institucionais: Alice de Almeida Freire

Conselho Fiscal

Titular: Paulo Pereira dos Santos

Titular: Patrícia Teixeira Guimarães Gimenes

Titular: Leandro Franck de Oliveira Ávila

Suplente: Patrícia Otoni Pereira

Suplente: Vinícius Marçal Vieira

Suplente: Gabriela Starling Jorge Vieira de Mello

Sobre a Associação:

A Associação Goiana do Ministério Público é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1967 e que cuida dos interesses dos Procuradores e Promotores de Justiça do Estado de Goiás e do Ministério Público, de maneira geral.

A AGMP tem por objetivo promover o aprimoramento cultural de seus associados por meio da realização de congressos, seminários, conferências, constituição de grupos de trabalho em missão de estudos e coleta de dados. Organizar reuniões de caráter cívico, social ou recreativo estão ainda entre as atribuições da associação, que visa proporcionar conforto de acomodações e recursos, nas dependências de sua sede própria, de maneira a incentivar a frequência de seus associados ao local.

Atualmente, a AGMP se encontra na RuaT-29, no Setor Bueno, onde está a sede, o clube e a academia da associação.

Confira a lista completa das autoridades presentes na solenidade:

Mesa

___ Presidente Da Associação Goiana Do Ministério Público, que deixa o cargo, Dr. José Carlos Miranda Nery Júnior

__ Presidente Da Associação Goiana Do Ministerio Público, Dr. Benedito Torres Neto

___ Procurador-Geral De Justiça Do Estado De Goiás, Aylton Flavio Vechi

___ Corregedor-Geral Substituto Do Ministério Público De Goiás, Dr. Altamir Rodrigues Vieira Júnior (Neste ato representando o Corregedor-Geral Do MP, Dr. Paulo Sérgio Prata Rezende)

___ Ouvidor-Geral Do Ministério Público De Goiás, Dr. José Carlos Mendonça

___ Membro Auxiliar Do CNMP, Promotor De Justiça, Dr. Carlos Vinícius Alves Ribeiro (Representando O Presidente Do Cnmp, Dr. Augusto Aras)

___ Representando As Mulheres Associadasda Ativa E Aposentadas:

___ Diretora De Integração, Marlene Alves De Carvalho E Vieira

___ Diretora Sociocultural, Dra. Carla Fleury De Souza

___ Diretora De Assuntos Institucionais, Dra. Alice De Almeida Freire

Videoconferência:

___ Procuradora-Geral Do Estado, Dra. Juliana Prudente (Neste ato representando o Governador Do Estado, Dr. Ronaldo Ramos Caiado)

___ Presidente Da Assembléia Legislativa Do Estado De Goiás, Deputado Estaduallissauer Vieira

___ Presidente Do Tribunal De Justiça Do Estado De Goiás, Desembargador Carlos Alberto França

__ Ex Governador De Goias Marconi Ferreira Perillo

___ Ex-Governador De Goiás, José Eliton De Figueiredo Junior

__ Ex Senador, Demostenes Torres                                                                                                                                                                                                         

___ Procuradora-Geral De Justiça De Roraima, Presidente Do CNCOC  - Grupo Nacional De Combate Às Organizações Criminosas, Dra. Janaína Carneiro Costa (Neste Ato Representando A Presidente Do Conselho Nacional De procuradores-Gerais - CNPG, Dra. Ivana Cei)

___ Presidente Da Associação Nacional Dos Membros Do Ministério Público - CONAMP, Dr. Manoel Victor Murrieta

___ Corregedor Nacional Do Ministério Público, Conselheiro           Dr. Marcelo Weitzel Rabello De Souza

___ Procuradores-Gerais De Justiça

​. Rio De Janeiro, Luciano Mattos

            ​. Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior

​. Mato Grosso Do Sul, Alexandrebenites De Lacerda

​Mp Militar, Antonio Duarte 

​Bahia, Adriano Marcus Brito De Assis

___ Presidentes De Associações Do Ministério Público 

​. Paraíba, Leonardo Quintas

​Distrito Federal E Territorios, Trajano Souza De Melo

​​Rio De Janeiro, Claudio Henrique Da Cruz Viana

__ Deputados Federais, João Campos

Zacarias Calil

Francisco Junior

___ Conselheiros Do CNMP

​. Rinaldo Reis Lima (Ex-Corregedor Nacional)

​. Ângelo Fabiano Farias Da Costa

​. Oswaldo D’albuquerque

___ Secretário-Geral Do CNMP, Jaime De Cássio Miranda

___ Subprocurador-Geral De Justiça Do Rio De Janeiro, Marfan Martins Vieira

__ Subprocurador-Geral Do MPRS, Fabiano Dalazen

___ Defensor Público-Geral Do Estado, Dr. Domilson Rabelo Júnior

___ Presidente Do TCE, Conselheiro Edson Ferrari

___ Presidente Do TCM, Conselheiro Joaquim De Castro

___ Secretária-Geral Adjunta Da OAB-GO, Dra. Fernanda Terra De Castro Collicchio (Representando O Presidente Da OAB-GO, Dr. Rafael Lara Martins)

___ Ministro Do Tribunal Superior Do Trabalho, Geraldo Starling Soares

___ Ministro Do Tribunal Superior Do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro

___ Vice Presidente Do Tribunal Superior Do Trabalho E Conselhiero Do CNJ,, Ministro Vieira De Melo Filho

___ Jurista Luiz Greco

___ Presidente Da Associação Dos Magistrados De Goiás - Asmego, Juiz, Dra. Patrícia Carrijo

___ Presidente Da Associação Dos Procuradores Do Estado De Goiás – Apeg, Dr. Claudney Rocha

___ Presidente Da Amatra – Associação Dos Magistrados Do Trabalho De Goiás, Dr. Fernando Rosseto

___ Ex-PGI Do Pernambuco, Francisco Dirceude Barros

___ Ex-PGI Do Ceará, Plácido Barroso Rios

___ Ex-PGI Do Maranhão, Luiz Gonzagamartins Coelho

___ Ex-Corregedor Nacional, Alessandrotramujas Assad

___ Ex-Conselheiro Do CNMP, Fábio Sticca

___ Diretor Comercial Da D’or Consultoria,Luiz Ribeiro

___ Presidente Da Adial, Zé Garrote

___ Diretor Do IDP, Francisco Schertel Mendes


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br