Comissão das Mulheres da CONAMP cumpre agenda de reuniões em Brasília

Comissão das Mulheres da CONAMP cumpre agenda de reuniões em Brasília

As integrantes da Comissão de Mulheres da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) cumpriram uma extensa agenda de reuniões em Brasília durante esta semana. Além de reunião ordinária, foi promovido um encontro com parlamentares da bancada feminina do Congresso Nacional. A procuradora de Justiça e associada da AGMP Ivana Farina representou a Associação Goiana do Ministério Público nas atividades da Comissão.

A 2ª reunião ordinária da Comissão teve como principal ponto de pauta o desenvolvimento de estratégias que visem a maior participação feminina na vida associativa. Também foram discutidas a viabilidade da criação de Diretorias de Mulheres nas associações estaduais – de acordo com a realidade de cada Estado –, e a realização de eventos esportivos de âmbito nacional voltados para as mulheres.

Foi apresentada também uma proposta que estabelece políticas institucionais concretas para promotoras e procuradoras gestantes e lactantes que permitam a compatibilização do desempenho das funções ministeriais com a maternidade. Foram pautados, ainda, temas como a participação feminina nos cargos de chefia do Ministério Público, a participação da Comissão nas discussões acerca da Reforma da Previdência e a periodicidade das reuniões.

As integrantes da Comissão também acompanharam a entrega do Diploma Bertha Lutz em sessão solene do Congresso Nacional. O prêmio é entregue desde 2001 em reconhecimento a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira. A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Gabriela Manssur, foi uma das homenageadas desta edição.

Bancada feminina

Na quarta-feira, 27/3, a Comissão se reuniu com parlamentares da bancada feminina no Congresso. As integrantes foram recebidas pelas senadoras Maria do Carmo Alves (SE) e Eliziane Gama (MA), e pela deputada federal Marília Arraes (PE). Foi realizada, ainda, uma reunião na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Participaram do encontro as deputadas federais Aline Gurgel (AP), Tabata Amaral (SP), Natália Bonavides (RN), Leandre Dal Ponte (PR) – que também ocupa o cargo de procuradora da mulher da Câmara dos Deputados – e Soraya Santos (RJ), 1ª secretária da Câmara.

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, esq. com a T-9, Setor Bueno
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás.
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.sampagmp.org.br