AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos MPs realiza reunião extraordinária em Goiânia

05/09/2019

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos MPs realiza reunião extraordinária em Goiânia

Aconteceu em Goiânia, na tarde desta quarta-feira (4/9), reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Ao abrir os trabalhos, o presidente do colegiado, Paulo Cezar dos Passos, procurador-geral de Justiça do de Mato Grosso do Sul (MPMS), agradeceu o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, pela boa acolhida ao evento e a todos seus membros. Ele destacou ainda o importante apoio da Superintendência de Informática e do Cerimonial do MP-GO para a realização do encontro. Aylton Vechi destacou que é uma honra para o MP goiano receber mais uma vez uma reunião do conselho, o qual ele definiu como um colegiado que busca o aprimoramento e fortalecimento do Ministério Público brasileiro.

Em seguida, o corregedor-nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, cujo mandato à frente do órgão fiscalizatório está terminando, apresentou uma prestação de contas. Ele ponderou que é possível notar uma crescente interlocução entre os procuradores-gerais e a Corregedoria Nacional, observando que o órgão, neste período, “não deixou de aplicar sanções a seus membros, dentro do devido processo legal”. Segundo informou, foram aplicadas 70 sanções disciplinares a membros do MP em todo País, ao longo dos últimos dois anos. Neste período, foram feitas 23 correições nos Estados, com a visita a 2.281 unidades.

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e membro do MP goiano, Lauro Nogueira, igualmente observou o aprimoramento da interação entre os membros do MP brasileiro e o conselho nacional. Ele acrescentou que, atualmente, o CNMP, além de exercer suas atribuições ordinárias como ordenamento e fiscalização, também tem atuado e está atento à defesa do MP brasileiro. O conselheiro do CNMP Fábio Sticca também esteve presente na reunião.

O presidente da Associação Goiana do Ministério Público de Goiás (Agmp), José Carlos Nery, recebeu um agradecimento formal do presidente do CNPG pela organização do Congresso Nacional do Ministério Público. 


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br