Inaugurada nova sede das Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia

30/11/2020

Inaugurada nova sede das Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia

TEXTO DO MP-GO

Aparecida de Goiânia
 - A inauguração das novas instalações das Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia, ocorrida na manhã desta sexta-feira (27/11), significa, na opinião do procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, o resgate da dignidade dos integrantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que por muitos anos, “sacrificaram-se ao desempenhar a nobre missão que abraçaram em ambiente precário e que colocava em risco a própria saúde”. Segundo Aylton Vechi, agora, o trabalho será executado em um ambiente digno, funcional, capaz de receber o cidadão aparecidense de forma decente.

As Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia funcionavam em um prédio cedido pela prefeitura, que se mostrou disfuncional e já não tinha mais capacidade para comportar a estrutura necessária para 18 Promotorias. Agora, os gabinetes passam a ser 43% maiores que os da capital e o prédio é dotado das demais instalações necessárias para o atendimento da população, bem como para abrigar a área administrativa.

Aylton Flávio Vechi falou sobre a dedicação dos membros do MP-GO para que a obra fosse finalizada e reiterou que a sua conclusão foi possível graças ao esforço e união com a equipe da Superintendência de Engenharia, que acompanhou com eficiência cada etapa do trabalho de reforma e adaptação do espaço.

O procurador-geral enalteceu ainda a sinergia entre os poderes constituídos em Goiás, que atuam de forma republicana para atender aos anseios da sociedade. Segundo ele, a parceria existente no Estado vai promover o resgate da cidadania e oferecer à sociedade a força de Estado que ela precisa para evoluir.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a parceria com o MP-GO para a promoção de avanços sociais em Goiás. Ele afirmou que a instituição sempre esteve ao lado do Estado, apoiando e auxiliando a superar os desafios impostos à administração estadual, nos momentos difíceis provocados pela pandemia do novo coronavírus, bem como diante da grave crise fiscal.

Segundo Ronaldo Caiado, promotores de Justiça têm a sensibilidade de conviver com a comunidade, de ouvir os seus anseios e a responsabilidade de resolver os problemas. Ronaldo Caiado cumprimentou os membros da instituição pela postura corajosa de defesa da sociedade. Disse ainda que a Constituição Federal reservou ao Ministério Público a função de garantir dignidade e cidadania à população. De acordo com o governador, as novas instalações das Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia vão garantir as condições de trabalho, com resultados no aumento da eficiência.

Espaço adequado
A coordenadora das Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia, promotora de Justiça Suelena Carneiro Caetano Fernandes Jayme, reforçou em seu discurso que as novas instalações propiciavam um espaço adequado, “do tamanho da missão do Ministério Público”. Segundo ela, a solenidade de inauguração representava um momento histórico para a instituição, que poderá, a partir de agora, atender a população em condições dignas.

Suelena Jayme afirmou que as instituições fortes são formadas por pessoas preparadas e compromissadas; fluxo de trabalho eficientes e estrutura adequada. Ela disse que a nova sede fortalecia o MP-GO, por garantir as condições dignas de trabalho e de atendimento da população.

Um dos mais antigos na comarca, o promotor de Justiça Márcio do Nascimento fez um breve relato da situação das Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia e de sua atuação no MP-GO. Segundo ele, da falta de condições de trabalho até a inauguração da atual sede, que terá condições de abrigar todas as promotorias, estava sendo construído o verdadeiro retrato da instituição, que evoluiu no dever constitucional de promover a Justiça.

Para o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), José Carlos Miranda Nery Júnior, a nova sede sinalizava uma conquista muito mais que material, pois significa o fortalecimento da instituição no seu papel de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Ele salientou que a entrega das instalações para a segunda maior comarca do Estado foi possível graças à união de esforços.

O diretor do foro da comarca de Aparecida de Goiânia, juiz de direito Leonardo Fleury, parabenizou o MP-GO pelas novas instalações, por garantirem melhores condições de trabalho. O procurador-geral do município, Fábio Camargo Pereira, que representou o prefeito Gustavo Mendanha, falou sobre a importância da estrutura física para a realização da missão constitucional do MP-GO, bem como da cooperação das várias instituições e poderes pelo bem social.

Presenças
A bênção das instalações foi feita pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto. Também participaram da solenidade a ouvidora-geral do MP-GO, procuradora de Justiça Orlandina Brito Pereira; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cyro Terra Peres; o procurador de Justiça Abraão Junior Miranda Coelho; o coordenador do Centro de Investigação e Inteligência do MP-GO, Rodney da Silva, e o membro auxiliar junto à Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Alves Ribeiro. Estiveram presentes ainda os promotores de Justiça da comarca de Aparecida de Goiânia Spiridon Nicofotis Anyfantis (6ª PJ), Cláudia Jardim Cruvinel de Miranda Coelho (8ª PJ), Ana Paula Antunes Vieira Nery (10ª PJ), Valéria Cristina de Paula Magalhães (15ª PJ), Milton Marcolino dos Santos Júnior (5ª PJ), Érico de Pina Cabral (1ª PJ), Maria Helena Gomes Medeiros (11ªPJ), Simone Disconsi de Sá Campos (17ª PJ), e Danilo Elias Pereira (em auxílio). O promotor Rafael Correia Costa (2ª PJ de Anápolis) e o promotor de Justiça aposentado Paulo Pereira, que atuou na comarca, também prestigiaram a cerimônia.

Estavam presentes ainda o defensor público Marco Túlio Félix Rosa; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO), Thales Jayme; o presidente da Seccional de Aparecida de Goiânia da OAB, Francisco Sena; o deputado estadual Cairo Salim, representando a Assembleia Legislativa de Goiás, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Miranda.

Novo prédio
O novo prédio tem área construída de 2.724,88 metros quadrados e está localizado no Ária Shopping, na Avenida Presidente João Goulart, sem número, quadra 2, lotes 5/26, bloco C, Residencial Maria Luiza. O espaço foi locado e reformado para atender às necessidades do MP-GO na comarca, com adaptações que permitem abrigar 18 promotorias, contando com espaço específico para gabinetes de promotores e salas para secretaria e assessoria; um módulo para a Coordenação das Promotorias; salas de reunião, de apoio à infância, de oficiais de promotoria, e de PABX; recepção e sala de espera; copa; postos de atendimento ao cidadão, e também garagem.

Além do espaço mais amplo, a nova sede fica ao lado do Fórum da comarca e em região de fácil acesso para a população, ao lado do Terminal Araguaia. (Texto: João Carlos de Faria – Fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br