AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Promotores recebem Medalha do Mérito Ecológico Sulivan Silvestre de Oliveira

03/05/2022

Promotores recebem Medalha do Mérito Ecológico Sulivan Silvestre de Oliveira

Quatro promotores de Justiça do MP-GO receberam, nesta segunda-feira (2), a outorga da Medalha do Mérito Ecológico Sulivan Silvestre de Oliveira. A homenagem foi realizada na Câmara Municipal de Goiânia, que criou a comenda para reconhecer importantes trabalhos em prol do meio ambiente.

Receberam a medalha os promotores de Justiça Alice Freire, Juliano de Barros Araújo, Marcelo Fernandes de Melo e Maurício José Nardini. Todos com atuações destacadas em suas respectivas promotorias. A homenagem também foi concedida a outras personalidades que prestam serviços para a área. 

A Diretora de Assuntos Institucionais da AGMP, Alice Freire, representou todos os homenageados e discursou aos presentes. Entre os destaques, apontou os contínuos esforços do Ministério Público em prol do meio ambiente. 

- Destaco a pertinência do reconhecimento dos que atualmente atuam na defesa e preservação ambiental, notadamente no atual cenário nacional em que por vezes a defesa do meio ambiente é vista como bandeira ideológica. A atuação na seara ambiental nos traz desafios que muitas vezes não são compreendidos de imediato pela sociedade-, salientou a Diretora durante o discurso. 

Alice lembrou que o dr. Sulivan foi o precursor da Ação Civil Pública no Brasil, quando por meio de uma ACP retirou 30 mil garimpeiros do Rio Vermelho. “As ações dele ainda inspiram promotoras e promotores nos dias atuais”, disse. Ainda, falou sobre a importância do trabalho conjunto entre o MP, sociedade e demais órgãos constituídos. - A atuação do MP com a sociedade e órgãos constituídos sempre é a que produz resultados mais efetivos . -

Na composição da mesa do evento, o presidente da AGMP, Benedito Torres Neto, diz que a homenagem tem importância em diferentes aspectos. Dando nome à comenda, o dr. Sulivan foi um membro do MP com reconhecimento nacional. - Um ícone na defesa do meio ambiente, sendo um dos mais jovens da sua época -, lembra o presidente. 

Para a atualidade, Torres Neto ressalta que a homenagem reconhece os trabalhos consolidados que existem em torno da temática. - Reconhecimento justo com um significado muito importante. O meio ambiente tem de ter defesa forte, ser equilibrado e usado de maneira sustentável. Todos os homenageados colaboram para isso, cada um em sua área de atuação.-

Sulivan

Falecido em 1999, Sulivan Silvestre de Oliveira nasceu no município de Paranavaí, no estado do Paraná, em 15 de Janeiro de 1963. Cursou bacharelado em direito pela Universidade Católica de Goiás – UCG, coordenou o núcleo de defesa do Meio Ambiente da Procuradoria Geral da Justiça - MP-GO, foi membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Recebeu inúmeros títulos em reconhecimento ao seu trabalho. Foi autor de Teses Jurídicas sobre crime contra a fauna, competências da Justiça Estadual e autonomia dos órgãos de Perícia Médico-Legais e Criminais, dentre outros.


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br