AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Estadão publica artigo do presidente da CONAMP sobre Deveres e desafios do Ministério Público em defesa da democracia

26/09/2018

O jornal Estado de S. Paulo publicou, na edição de quarta-feira, 26/9, artigo do presidente da CONAMP. Intitulado “Deveres e desafios do Ministério Público em defesa da democracia”, o texto aborda a importância do Ministério
Público para a sociedade e para a manutenção da democracia, e aponta o difícil
momento de questionamento e ataques infundados pelos quais a instituição passa
em âmbito nacional.

Promotor de Justiça, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, Victor Hugo Azevedo afirma que "As ações do Ministério Público em defesa do interesse público e dos princípios democráticos, no âmbito cível, criminal e eleitoral, sempre têm como parâmetro a ordem jurídica e buscam, em última análise, fazer preponderar a igualdade e a justiça como valores supremos da sociedade, exatamente como proclamado no preâmbulo de nossa lei fundamental”.

Em outro trecho, Victor Hugo Azevedo se posiciona diante dos ataques que “fragilizam” a atuação fiscalizatória do Ministério Público. “Repudiamos qualquer tentativa de regular, externa e abusivamente, ou interna e veladamente, a atuação finalística dos agentes da Instituição. Como guardiões da democracia, com clareza também nos posicionamos quando prerrogativas funcionais postas à disposição da sociedade são alvos de ataques; ou mesmo quando, sob os mais diversos argumentos, são fragilizados os instrumentos indispensáveis para a atuação fiscalizatória e de controle do parquet”.

E, para concluir, o articulista afirma: “Podem todos ter certeza, mais uma vez, o Ministério Público brasileiro não faltará ao Brasil!”

Para ler o artigo completo, acesse aqui.


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br