03/09/2018

MP de Goianésia viabiliza R$ 200 mil para obra de escola municipal

Estudantes e professores de Goianésia contam agora com uma nova estrutura física e de serviços para promover uma educação de qualidade na Escola Municipal Luiz de Oliveira. É que o Ministério Público, em parceria com o município de Goianésia e demais parceiros do projeto Educar Consciente, inauguraram na sexta-feira (31/8), a reforma e ampliação da unidade.

O evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, além de várias outras autoridades, entre elas o prefeito Renato de Castro e a diretora da escola, Jordânia Patrícia Ribeiro da Silva Jesus.

"Unimos esforços de diversas instituições para buscar uma educação de qualidade, conforme estabelecido na Constituição Federal", resumiu o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Goianésia, Antônio de Pádua Freitas Júnior, idealizador e realizador do projeto.

A 2ª Promotoria de Goianésia direcionou aproximadamente R$ 200 mil para a obra, via TACs e transações penais do Juizado Especial criminal. A reforma e ampliação da escola possibilitam proporcionar a educação de tempo integral aos estudantes.

Durante a solenidade de inauguração, foram firmados vários acordos com as faculdades locais, entre elas a UEG, Evangélica de Goianésia e Unirv. Com as parcerias, os alunos passam a ter acompanhamento para acessar o ensino superior e assistência de saúde preventiva. A crianças terão, ainda, aulas de reforço escolar no período de contraturno, assistência de saúde bucal, aulas de balé, educação física, caratê, música, judô, movimento escoteiro, tudo isso mantido com o apoio dos parceiros.

A estudante Ramili Vitória ganhou um concurso de Redação recebeu como prêmio bolsa integral da Faculdade Evangélica de Goianésia e garantia de matrícula no Colégio Militar da cidade.

"Agora, vamos buscar qualificar o corpo docente e buscar uma escola estadual para adotar esse projeto, assim os alunos do ensino fundamental poderão seguir sua vida escolar com uma educação de qualidade", afirmou o promotor.

Educar Consciente 

O projeto Educar Consciente visa aproximar o Ministério Público da escola e mostrar a diferença que a atuação de um promotor de Justiça pode fazer no ambiente escolar, buscando, por meio de parcerias, influenciar na melhoria da qualidade da educação e impactar de forma positiva na vida da comunidade.

A proposta conta com a colaboração do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAO Educação), na qual espera-se envolver, em especial, as crianças, transmitindo valores sociais e de cidadania, visando tirá-las das ruas e das “mãos do tráfico”, direcionando para o caminho da cidadania.

Para execução do projeto, foi escolhida inicialmente a Escola Municipal Luiz de Oliveira, numa escolha estratégica, tendo em vista que atende alguns dos bairros mais carentes do município. A escola recebe crianças a partir dos 4 anos, mantendo turmas no sistema de educação infantil (Jardim I e II) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O projeto conta com a parceria da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação de Goianésia e de Promoção Social, das Superintendências de Trânsito e Posturas, além de parceiros e a equipe da unidade escolar. Atualmente, a iniciativa está em pleno desenvolvimento na Escola Municipal Luiz de Oliveira,

O projeto possui ainda um núcleo de apoio familiar, composto por uma psicóloga e capelania (assistência religiosa e social), devidamente aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. 

(Texto: Leandro Coutinho - Fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação do MP-GO).


Voltar