AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Associadas são homenageadas pela Assembleia Legislativa

16/08/2019

Associadas são homenageadas pela Assembleia Legislativa

Por iniciativa do deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial em homenagem a mulheres de carreira jurídica. Na solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 14, no Plenário Getulino Artiaga, foi concedido o Certificado do Mérito Legislativo a 73 mulheres da área que prestam relevantes serviços ao Estado de Goiás. As promotoras de Justiça Alice de Almeida Freire, Cristiane Marques de Souza e Rúbian Corrêa Coutinho estavam entre as homenageadas. O presidente da AGMP, José Carlos Nery, esteve presente na solenidade ao lado do procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi.

Compuseram a mesa dos trabalhos: o deputado Virmondes Cruvinel (PPS), presidindo a sessão, uma vez que o autor da propositura não pôde comparecer por motivo de doença; a procuradora-geral do Estado, Doutora Juliana Pereira Diniz Prudente, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); as desembargadoras Zelite Andrade, Avelirdes Almeida, Beatriz Figueiredo, Elza Cândida, Rosa Nair e Sandra Regina; a vereadora Sabrina Garcez, representando a Câmara Municipal; o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi; o defensor público geral, Doutor Domilson Rabelo da Silva Junior; a presidente da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia Geral da União, Ruth Jeha Miller; a vice-presidente da Associação Brasileiras das Mulheres de Carreira Jurídica Nacional, Manoela Gonçalves Silva. E também, a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica Comissão Goiás, Larissa Junqueira Reis, e a fundadora da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Goiás, Maria José Duarte.

Thiago Albernaz enviou um discurso à Casa para ser lido na oportunidade. No texto, o parlamentar disse que a homenagem se trata de um gesto de reconhecimento aos desafios que cada uma das presentes enfrentaram em sua trajetória profissional e às conquistas que alcançaram na promoção da justiça, da igualdade e da pacificação social.

 “Mulheres que, de cabeça erguida e com muita força, enfrentam ambientes que ainda se acostumam com a sua presença e levam a sensibilidade peculiar à frieza das leis. E, desta forma, fazer com que cada cidadão, cada ser vivo, não seja visto como mero objeto de injustiças, mas como um ser humano em toda sua integralidade. Em um mundo com tanto silêncio, vocês são as vozes de quem foi silenciado”, afirmou o deputado.

Thiago apontou ainda que se tratam de advogadas, defensoras públicas, delegadas, promotoras, procuradoras e magistradas que nunca desistiram frente a tantos obstáculos, entre eles, o próprio reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da sociedade, da democracia, do Estado de Direito.

Ainda, apontou que as mulheres já são 48% dos profissionais de advocacia no Brasil, com previsão de serem maioria até o próximo ano. Em relação à magistratura, representam 37,3% do quadro de magistrados de todo o País, segundo o Conselho Nacional de Justiça, e ocupam 39% dos cargos em Ministérios Públicos.

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br