Goiânia sedia 3 reunião ordinária de 2019 do Colégio de Diretores de Escolas e Ceafs do MP brasileiro

Goiânia sedia 3 reunião ordinária de 2019 do Colégio de Diretores de Escolas e Ceafs do MP brasileiro

Integrando a programação prévia do 23º Congresso Nacional do Ministério Público, foi realizada nesta quarta-feira (4/9), em Goiânia, das 9 às 17 horas, a 3ª Reunião Ordinária de 2019 do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP). O encontro foi coordenado pelo presidente do CDEMP, procurador Sílvio José Menezes Tavares, com apoio do diretor da Escola Superior do MP de Goiás (Esump), Marcelo André de Azevedo.

Um dos principais temas apresentados no encontro foi uma proposta de parcerias das Escolas e Centros de Estudo para a realização de cursos na modalidade a distância (EaD), uma tendência na instituição, tendo em vista a praticidade e economicidade. O tema foi detalhado pelo diretor da Esump, Marcelo André. Ele defendeu a necessidade de se trabalhar essa cooperação em duas linhas: um planejamento para construção de uma ação conjunta futura, para novos cursos EaD, e o compartilhamento das capacitações existentes nos bancos de dados de cada MP.

Na avaliação do diretor da Esump, é importante para essa parceria uma simplificação de procedimentos, de forma a tornar mais ágeis a cooperação e o intercâmbio de cursos. Quando ao planejamento da ação futura, Marcelo André pontuou que ele deve contemplar uma definição dos cursos que serão realizados por cada MP e dos conteúdos que serão abrangidos, com um projeto para cada capacitação.

O diretor da Escola do MP-GO também aproveitou para abordar a reestruturação da unidade desde o início da gestão e apresentou uma série de projetos que estão sendo desenvolvidos pela Esump, como o Boletim Eletrônico MPGO; a Semana Conheça o MP, que leva estudantes de Direito para conhecer a instituição; o canal no YouTube da Esump, com transmissões ao vivo; a implantação do processo seletivo para cursos e eventos, e os Grupos de Estudos e Pesquisas, entre outros.

Durante a programação matutina da reunião, o presidente da Associação Goiana do MP (AGMP), José Carlos Miranda Nery Júnior, um dos organizadores do Congresso Nacional do MP, junto com a Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp), fez uma visita e convidou os presentes para o evento, que terá início na noite de hoje.

Planejamento estratégico

À tarde, o encontro contou com a participação do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do MP (CNMP), Sebastião Caixeta, e da promotora Ana Lara Camargo de Castro, membro auxiliar da CPE. Eles apresentaram ao grupo o novo Planejamento Estratégico Nacional (PEN), que contempla metas em relação à capacitação e aperfeiçoamento dos membros e servidores do MP brasileiro.

Também conselheiro do CNMP e promotor de Goiás, Lauro Machado Nogueira foi outro a se manifestar na reunião, falando sobre a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), a qual coordena. Em sua fala, ele destacou o trabalho que vem sendo feito na UNCMP e salientou o respeito do órgão à autonomia pedagógica e administrativa das escolas. Sublinhou ainda o interesse de cooperação com o CDEMP. Neste ponto, o diretor da Esump defendeu a necessidade de maior integração entre o colegiado, da Enamp e a UNCMP.

Concluindo a programação, o CDEMP recebeu a visita de boas-vindas a Goiás do procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi.

Posse

Na abertura da reunião do CDEMP, foi formalizada a posse do diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MP da Paraíba, José Raimundo de Lima, como vice-presidente do colegiado. Ao invés de um discurso de posse, José Raimundo improvisou alguns versos demonstrando sua satisfação em assumir a tarefa.

Também pela manhã, como parte da programação, houve um momento de informes da Escola Nacional do MP (Enamp), que integra a composição do CDEMP. Durante os debates dos temas propostos pela Enamp, houve a participação no encontro, por videoconferência pela ferramenta Jitsi, do MP-GO, da presidente da Enamp, Ana Teresa Silva de Freitas, que não pôde vir a Goiânia. Ela foi representada na reunião pelo vice-presidente, Rodier Ataíde, diretor do Ceaf do MP do Pará. (Texto: Ana Cristina Arruda – Fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, esq. com a T-9, Setor Bueno
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás.
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.sampagmp.org.br