AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

Promotora de Goiás representa a AGMP em evento nacional que discutiu violência política de gênero

15/08/2022

Promotora de Goiás representa a AGMP em evento nacional que discutiu violência política de gênero

A promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, titular da  50ª Promotoria de Justiça, representou a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) na reunião de mulheres da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) em evento realizado na sexta-feira (12). 

Na ocasião, diversas mulheres de todo o Ministério Público Brasileiro estiveram presentes para discutirem a participação efetiva das mulheres na política. Em pauta a violência política na legislação brasileira, a representatividade das mulheres nos cargos eletivos no Brasil e a necessidade de eficácia na implementação das políticas afirmativas. Ainda, a atuação do Ministério Público como defensor da qualidade do regime democrático, discutindo a democracia representativa sob a perspectiva de gênero. A procuradora de Justiça Ivana Farina foi uma das palestrantes. 

A mesa fez parte da programação do  XV Congresso Estadual promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRS). 

A promotora Leila Maria destaca que o tema da mesa se mostra extremamente atual. “O debate foi muito rico e chegou-se ao consenso que a luta pela equidade das mulheres na política é condição para que o estado democrático de direito seja respeitado e a sociedade alcance o equilíbrio”, aponta. 

“Para além da equidade, o respeito durante a atuação dos mandatos de mulheres deve ser garantido e em nenhuma hipótese permitir a misoginia e o preconceito quando uma mulher alcança posições de destaque na sociedade”, considera a promotora.

“Em Goiás, recentemente, tivemos o caso de uma vereadora que teve seu microfone cortado durante uma sessão a pedido do presidente da Casa”, cita a dra. Leila sobre fato ocorrido em fevereiro deste ano, quando vereadores de Aparecida de Goiânia discutiam o respeito às cotas de gênero e uma parlamentar teve o direito a fala limitado. 

Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br