AGMP - Associação Goiana do Ministério Público -

SOMOS AGMP

26/08/2023

SOMOS AGMP

SOMOS AGMP - Há 56 anos era fundada esta entidade civil, que para defender os interesses dos associados e associadas, se fez organizar. Tendo como base a união para o desenvolvimento de ações em prol dos membros e membras do Ministério Público de Goiás (MPGO), concebeu-se o Estatuto, e teve como seu primeiro presidente, de acordo com registros da Associação, Holdrad Fonseca.

Dos iniciais anos da Associação, os documentos arquivados falam por si, assim como a história de vida de Procuradores e Promotores de Justiça do Estado de Goiás, como da ex-presidente da AGMP, Myrthes de Almeida Guerra Marques, que começou na carreira em 1961 e descreve em discurso guardado como relíquia, que o Ministério Público passou por caminho longo. Nesses tempos idos, empenhavam-se, segundo ela, o presidente, liderando outros colegas que há anos lutavam por um corpo de normas estruturais da instituição no Estado. A Promotora de justiça, hoje aposentada, que esteve à frente da Associação de 1985 a 1988, destaca também que a Carta de Curitiba: Uma proposta do Ministério Público do Brasil, inspirou diversos dispositivos da Constituição de 1988. "Vemos que dia a dia registram-se grandes conquistas do Ministério Público", ressalta.

Com a Associação não é diferente, somaram-se esforços nesses anos que se passaram para construir essa história, como também frisou em entrevista, a atual Diretora de Integração, Marlene Alves de Carvalho, que ingressou em 1978 e teve a oportunidade de estar presente na inauguração da atual sede da AGMP, que anteriormente era instalada no Palácio do Comércio. "Pela Associação passaram vários presidentes que sempre tiveram o objetivo zelar pelo bem-estar e direitos de seus associados e associadas", disse ela, que completa dizendo que teve a oportunidade de conviver com vários presidentes. "É muito importante participar desse processo de evolução, do crescimento desta Associação", revela.

De acordo com Yara Alves Ferreira e Silva, que liderou a Associação de 2002 a 2004, "Estar à frente da AGMP, foi responsabilidade imensa onde assumi compromissos com as lutas necessárias para a afirmação institucional", considera.  "Outras atividades foram desenvolvidas, e sempre com o propósito de fortalecer nossa classe e afirmar o Ministério Público", completa.

Contexto - Neste  contexto histórico, a Diretora Institucional da atual gestão, Alice Freire, considera que "Hoje tendo por referência o legado de homens e mulheres que muito lutaram nas trincheiras da nossa Associação para alcançarmos o MP com o desenho Institucional da atualidade, continuamos em busca do fortalecimento do Ministério Público". A Diretora destaca ainda que atenta às necessidades do Promotor e da Promotora de justiça, "A Associação redireciona o seu olhar para o Ministério Público do Futuro, que já é presente".

O Presidente da AGMP, Benedito Torres Neto, também reaviva a história e enaltece, em mensagem oficial, aqueles que, com dignidade e com o pensamento por uma instituição melhor, construíram o que hoje se comemora. "Estamos aqui hoje, estamos de passagem e outros virão, e por certo, cada um colocará um tijolo para acrescentar essa história, para acrescentar a esse trabalho que é realizado em prol dos Associados, do Estado de Goiás e do Brasil, na construção de um país cada vez mais democrático e que respeita sua sociedade", evidencia.


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br