AGMP e ASMEGO repudiam declarações de tenente-coronel

16/01/2019

AGMP e ASMEGO repudiam declarações de tenente-coronel

Em nota divulgada hoje, a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) repudiaram as ameaças proferidas pelo tenente-coronel Carlos Eduardo Belelli a membros do Ministério Público de Goiás e do Judiciário.

O militar responde a processo criminal no qual é suspeito de integrar grupo de extermínio. De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Belelli e os demais réus mataram Darlei Carvalho da Silva e Dallyla Fernanda Martins por motivo torpe e com recursos que impossibilitaram as defesas delas. O corpo da segunda vítima, conforme o órgão, foi escondido.

Em video publicado na internet pouco depois de sua prisão, ele ataca o Ministério Público e o Judiciário. Não satisfeito, na ocasião de seu interrogatório, com  a presença de seu advogado, o acusado expressamente ameaçou os investigadores.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela AGMP e ASMEGO.


NOTA DE REPÚDIO

A Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), entidades de classes que representam os Membros do Ministério Público e os Magistrados do Estado de Goiás, vem a público REPUDIAR as declarações proferidas pelo acusado Tenente-Coronel Carlos Eduardo Belelli em vídeo amplamente divulgado nas redes sociais.

Malgrado seja compreensível o inconformismo do acusado que se encontra preso e responde a processo criminal pela prática de crimes gravíssimos, inclusive alguns de natureza hedionda, não se pode admitir que tal circunstância lhe confira, desprovido de qualquer elemento fático, o direito de atacar as instituições que defendem o Estado Democrático de Direito e pautam suas ações pela legalidade e impessoalidade.

Outrossim, durante o seu interrogatório, na presença de seu advogado, o acusado proferiu graves ameaças contra os membros do Ministério Público.

Com efeito, trata-se de fato gravíssimo uma vez que qualquer tentativa de intimidação de autoridades no estrito cumprimento de suas atribuições legais, mostra-se totalmente incompatível com a importância do cargo ocupado pelo acusado, integrante da Polícia Militar, instituição séria e honrada a qual sempre esteve irmanada com o Ministério Público e Poder Judiciário na missão de proteger a sociedade.

De outra sorte, nenhuma ameaça jamais terá o condão de intimidar o Ministério Público ou a Magistratura, estando estas associações solidárias a todos os membros envolvidos que de alguma forma foram atacados pelo acusado. 

Por fim, a AGMP e a ASMEGO acompanharão todos os desdobramentos do presente caso na defesa intransigente das garantias e prerrogativas das autoridades ministeriais e judiciárias. 

O ATAQUE A UM MEMBRO ATINGE TODA A INSTITUIÇÃO QUE JAMAIS IRÁ REFLUIR NA BUSCA PELA JUSTIÇA!


            Paulo Pereira dos Santos                                 Wilton Müller Salomão

            Vice Presidente da AGMP                                 Presidente da ASMEGO


Voltar
Associação Goiana do Ministério Público
Rua T-29, 1758 - St. Bueno.
Cep: 74.215-050, Goiânia - Goiás
Fone: (0xx62) 3285-6660
SAMP
Fone: (0xx62) 3274-3513
www.samp.org.br